Esta é a questão que todas as empresas devem fazer antes de avançarem para a criação de perfis no facebook ou outra rede social. Na verdade, se a empresa não tem um objetivo pensado para a sua presença digital o conselho é Não. Não avance com a criação de perfis nas redes sociais pois uma imagem descuidada ou a publicação de conteúdo que não é original só fará com que a sua empresa saia “beliscada”.
Perante a questão: porque decidiu criar perfil no facebook, é frequente ouvir como resposta: porque toda a gente está no facebook. Ter muitos “likes” não é sinónimo de ter uma boa página pois muitos dos alegados “fãs” terão deixado de seguir a página se esta não apresentar alguma dinâmica e/ou não comunicar conteúdo que seja do interesses dos seguidores. Por outro lado, o facebook empresarial nem sempre é a rede social recomendada (apesar de ser a mais usada em Portugal). Senão questiono: uma empresa que venda um produto de luxo para Londres deve escolher o facebook? Talvez existam outros canais sociais mais interessantes para a marca, como o Pinterest ou o twitter.
Por outro lado, as empresas que não se preparam para comunicar na web, habitualmente improvisam ou não respondem. Ao criar canais sociais é recomendável que haja um plano de comunicação e, no mesmo grau de importância: é necessário quem acompanhe estes mesmos canais .