O leitor já se deve ter deparado com experiências menos boas aquando da abertura de um website no tablet ou telemóvel. Aparentemente, parece que o site não quer abrir corretamente nos dispositivos móveis. Isto acontece frequentemente com sites mais antigos que não impl
ementaram o design responsivo. Digo mais antigos, porque atualmente é desaconselhável desenvolver qualquer website sem pensar na sua adaptação em todos os dispositivos.

O Responsive Web Design é uma das soluções técnicas para esse problema: programar um site de forma que os elementos que o compõem se adaptem automaticamente à largura de tela do dispositivo no qual ele está ser visualizado.

Um design responsivo inclui:
Adaptar o layout da página de acordo com a resolução em que está ser visualizada.
Redimensionar as imagens automaticamente para que caibam no ecrã e para que não sobrecarreguem a transferência de dados no telemóvel, por exemplo.
Simplificar elementos da página de internet para dispositivos móveis, onde o utilizador normalmente tem menos tempo e menos atenção durante a navegação.
Ocultar elementos desnecessários nos dispositivos menores.
Adaptar tamanho de botões e links para interfaces touch onde o ponteiro do rato é substituído pelo dedo do utilizador. Utilizar de forma inteligente recursos mobile como geolocalização e mudança na orientação do aparelho (horizontal ou vertical).
Uma variação do ?Responsive Web Design? é o ?Adaptive Web Design?, uma versão um pouco simplificada da primeira. A diferença, no segundo caso, é que o layout se adapta para três ou quatro larguras de tela específicas ? e não pixel a pixel, como no primeiro caso.
Os sites que usam web design responsivo, utilizam as chamadas grelhas fluidas, onde todos os elementos do site são dimensionados proporcionalmente em percentagem em detrimento do pixel, que é uma unidade de medida fixa.
Tipos de letra um pouco maiores, que se ajustam na sua dimensão, espaçamento e alinhamento em diversas resoluções, proporcionam uma leitura muito fluida, para que o utilizador evite fazer zoom, tudo se tenta aproximar da leitura e experiência que um livro nos proporciona.
Imagens responsivas que se ajustam automaticamente, consoante a dimensão do dispositivo em que for visualizada, por exemplo no formato paisagem do seu iPhone ou iPad é apresentada uma imagem com um enquadramento diferente se for visualizada na vertical no formato retrato.
Grelhas e colunas responsivas, que se ajustam automaticamente entre si, veja por exemplo a ilustração em cima, de 3 colunas horizontais no layout apresentado no seu Desktop, passam a 2 + 1 colunas se visualizadas no iPad no formato retrato vertical, ficando depois em 1+1+1 colunas verticais no formato retrato vertical, no iPhone.
Isto tudo para proporcionar a melhor experiência de visualização, leitura e interação no seu conteúdo, dos seus produtos ou serviços aos seus usuários.

10 Boas Razões, Porque deve ter um Site Responsivo.
1.       4 em 5 consumidores, utilizam o seu smartphone para compras online.
2.       Em alguns países, já existem mais dispositivos mobile do que pessoas?
3.       61% das pessoas deixarão o seu site, se este não está otimizado para mobile.
4.       55% do tráfego da internet vem de dispositivos mobile e 45% de desktop.
5.       Sabia que já existem mais dispositivos mobile, do que TV?s no mundo?
6.       Desde 2012, que a Google recomenda o web design responsivo.
7.       Conteúdo numa plataforma, adaptável a vários dispositivos.
8.       8.Mais conversões, menos taxa de abandono do website.
9.       Mais garantia no Retorno de Investimento (ROI).
10.   Um site responsivo, uma campanha de SEO.

Na ComunicaDigital desenvolvemos websites com design responsivo, que se adaptam aos diferentes dispositivos, promovendo uma usabilidade adequada à dimensão e formato dos mesmos, como é exemplo o website desenvolvido para o cliente projects4U (na foto).
Usando o web design responsivo no seu site, você vai estar com toda a certeza a investir no sucesso do seu negócio online, cativando cada vez mais utilizadores e clientes, que interagem de formas diferentes no seu site, com diversos dispositivos no seu dia à dia, no escritório no Desktop, em todo o lado com o seu Smartphone, e no conforto do seu sofá no seu Tablet.
Mais informação / Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/HTML5
http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_Design_Responsivo
http://visual.ly/responsive-web-design-0
http://cdn.churchm.ag/wp-content/uploads/2014/05/responsive-web-design-infographic.png
http://webdesignledger.com/tips/top-5-reasons-to-adopt-responsive-web-design-in-2014