O Google é o motor de busca mais usado pelos utilizadores para procurar todo o tipo de informação na internet. Por essa razão, antes de avançar com o desenvolvimento do seu website, seja um simples site institucional ou website com loja online, deve dar muita atenção ao conteúdo, pois este é um dos critérios que determinará a posição no "ranking" de pesquisas (resultado de pesquisas). Este não é o único critério mas é dos mais importantes. Deve, por isso, evitar copiar conteúdo de outros sites e ter muita atenção à coerência na informação apresentada.

Para que o seu site chegue às primeiras páginas dos motores de pesquisa, é também necessário que este seja feito com otimização avançada (SEO), seguindo todas as técnicas dos Padrões Web e também que esteja o menos tempo possível offline. Assim, um bom serviço de alojamento é imprescindível.

A escolha de um bom domínio é outro fator indispensável, pois para o Google o domínio é uma das coisas mais importantes. Cada palavra contida no domínio não deverá ser escolhida ao acaso pois contribuirá muito para que o site seja apresentado nas pesquisas realizadas com as mesmas palavras.

Em síntese, o conjunto de critérios usados pelos motores de busca para posicionar um website é do conhecimento da maioria das agências de comunicação e marketing que há muito deixaram de se preocupar apenas com o aspeto gráfico do seu site para se focarem nos resultados.